Institucional

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação

A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SECTI), regulamentada no formato atual pela Lei 3.542 de 1º de janeiro de 2007, tem como competência e finalidade a formulação, coordenação e execução da política de desenvolvimento científico, transferência de tecnologia, de forma integrada e voltada para o desenvolvimento do Estado.

No entanto, a Secretaria foi originalmente criada pela Lei 6.170 de 31 de julho 2000 e naquele momento se chamou Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECTES). Logo depois, em 18 de dezembro de 2003, a Lei nº 6.422 modificou a estrutura administrativa do poder Executivo do Estado na qual a Secretaria foi redenominada como Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia.

Com a Lei Delegada Nº 44, de 8 de abril de 2011, começou a fazer parte da estrutura SECTI as instituições estratégicas: Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado (Itec) e Instituto Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq).

Desde sua criação, a SECTI vem desenvolvendo ações e projetos em diversas áreas do setor produtivo - como a Tecnologia da Informação, químico e plástico, agroalimentar -, buscando estimular a incorporação de tecnologias e a cultura da inovação no setor produtivo. As demandas estão também concentradas nos pequenos negócios do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL). A SECTI também atua na transferência de tecnologia, de divulgação e de popularização da ciência e tecnologia, incentivando, a formação de recursos humanos para tornar Alagoas referência em CT&I.

Com atuação de destaque, desde 2007, na construção de políticas públicas no estado de Alagoas, que seguem:

Parque Tecnológico Social de Alagoas;

Polo Tecnológico Agroalimentar de Arapiraca;

Polo Tecnológico Agroalimentar de Batalha;

Polo Tecnológico da Informação, Comunicação e Serviços;

Polo Tecnológico da Química, Plástico e Materiais;

Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas;

Inclusão Digital.

  • Cidade Digital
  • Telecentro.BR