Terça, 15 Março 2016 20:41

Secti apresenta as futuras instalações do Polo de Tics ao Cônsul canadense

Todd Barret conversou com empresários do setor de tecnologia da informação e visitou a obra

Texto: Déborah Moraes
Fotos: Philipi Accete

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) recebeu nesta terça-feira, 15, a visita do cônsul canadense Todd Barrett. Na oportunidade, o cônsul palestrou para empresários do setor de Tecnologia da Informação (TI), conheceu a obra do Polo de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços (Tics), em construção em Jaraguá, e conversou com gestores da pasta a respeito de futuras parcerias.
Numa iniciativa conjunta com Assespro - Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Alagoas, Sebrae – Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e FIEA - Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, durante a palestra o cônsul ressaltou a importância de se promover ações conjuntas, em nível local e global, para o amadurecimento dos setores ligados a tecnologia e inovação e apresentou as principais oportunidades para empresas que têm interesse em se internacionalizar, principalmente na região de Ontário, no Canadá.
Durante a visita ao Polo, a equipe técnica da Secti, acompanhados de representantes do setor de TI apresentaram os spaços físicos a Todd Barrett e explanaram a respeito das principais atividades que deverão acontecer no espaço, após a entrega da obra.
Quando pronto, o Polo deve se apresentar como um centro de inovação, um espaço de trabalho compartilhado para benefício do mercado local e atração de investimentos nacionais e internacionais.
Para Gerente de Ambientes de Inovação, Sônia Oliveira, a visita do cônsul demonstra o potencial que o Polo de Tics tem para o desenvolvimento econômico e crescimento do Estado, servindo como ponto de intercâmbio à cooperação internacional em ciência, tecnologia e inovação, de acordo com seu perfil integrador.
“O Polo de Tecnologia da Informação é um ambiente de inovação que permitirá interação entre sociedade, governo, empresários e instituições de pesquisa. A visita do cônsul demonstra exatamente nosso potencial como gerador e indutor de iniciativas inovadoras que devem beneficiar a todas essas esferas”, explicou a gerente.

Polo de Tics

Localizado em um prédio tombado pelo patrimônio histórico, o Polo de Tics faz faz parte do Parque Tecnológico de Alagoas. Quando pronto, será um espaço de intermédio entre os governos estadual e municipal, instituições de ensino público e privado, empresas e o mercado, além de proporcionar visibilidade e atrair a circulação de pessoas no bairro histórico de Jaraguá, o que contribuirá para o desenvolvimento da cultura e turismo para a região que possui grande parte do patrimônio arquitetônico de Maceió.
Com um projeto que contempla ambiente de interação, salão multiuso para 700 pessoas, setor educacional destinado a área acadêmica, biblioteca, núcleo de ideias, um anfiteatro para 300 pessoas, além da capacidade de acomodar até 40 empresas de pequeno, médio e grande porte, atualmente a obra se aproxima dos 70% de finalização, com as etapas de infraestrutura, superestrutura e instalação da coberta concluídas.
Sua finalidade será promover soluções integradas de tecnologia para melhorar o desempenho das empresas instaladas no estado, principalmente em questões de registros e patentes.